Blog e notícias
Blog

Carros elétricos e híbridos que ficam mais baratos com o novo IPI Verde

Na última quinta-feira (10), o governo federal oficializou o decreto que define as regras do IPI Verde, uma das iniciativas do programa Mobilidade Verde e Inovação (MOVER). A proposta visa estimular o uso de tecnologias mais sustentáveis ao permitir a redução — ou até mesmo isenção — do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos menos poluentes, especialmente os elétricos e híbridos.

A nova regulamentação estabelece critérios técnicos para a concessão do benefício, como a quantidade de emissões, o tipo de propulsão utilizada e a eficiência energética do veículo. Aqueles que se enquadrarem na categoria de Carro Sustentável — como os modelos fabricados no Brasil, com alta eficiência ambiental — poderão ter o IPI totalmente zerado.

Essa política busca não apenas incentivar a produção nacional de veículos, mas também atrair investimentos em tecnologias limpas. Porém, há um entrave importante para os elétricos: um dos requisitos para zerar o imposto é que o veículo seja fabricado no Brasil. Como a maioria dos modelos 100% elétricos vendidos atualmente no país é importada, a aplicação do benefício a eles é bastante limitada.

Em contrapartida, os híbridos flex fabricados localmente se destacam como grandes favorecidos da medida. Um bom exemplo são os modelos Toyota Corolla Altis e Corolla Cross Hybrid, montados nas unidades da montadora em Indaiatuba e Sorocaba, ambas no estado de São Paulo. Com motor híbrido completo (combustão flex + motor elétrico), esses veículos podem receber uma redução de até 3,5% na alíquota do IPI.

E os elétricos nacionais?

No cenário de produção local de elétricos, a chinesa BYD se prepara para iniciar a montagem de seus veículos na fábrica de Camaçari, na Bahia. A previsão é que a produção comece no próximo ano, com modelos como o Dolphin Mini, o Song Pro e o King. Por combinarem motorização elétrica com alta eficiência energética, esses carros têm chances de se beneficiar do IPI Verde assim que começarem a ser produzidos por aqui.

Outro destaque é a GWM, que está prestes a iniciar a fabricação dos modelos Haval H6 HEV e PHEV na planta de Iracemápolis (SP). A expectativa é que esses veículos também aproveitem os incentivos, especialmente quando começarem a incorporar motores flex e outras inovações voltadas à economia de energia.

No entanto, vale lembrar que muitos dos elétricos atualmente disponíveis no Brasil — como o Mini Cooper SE e o próprio BYD Dolphin — ficarão de fora dessa política. Mesmo sendo veículos de baixa emissão, eles são importados e, por isso, não atendem ao critério de fabricação nacional exigido para a isenção total do IPI.

Fonte: Canaltech

Gostou? Compartilhe este artigo!

Acompanhe nosso Blog
Blog
Curitiba entra para o top 5 das capitais com mais veículos elétricos

O avanço dos veículos eletrificados no Brasil em 2025 consolidou uma mudan...

Blog
Fórmula 1 2026: motor elétrico ganha protagonismo e redefine o desem...

A temporada de Fórmula 1 de 2026 marcará uma das transformações técnicas...

Blog
Ranking aponta os carros elétricos preferidos dos brasileiros em 2025

As vendas de veículos eletrificados no Brasil ganharam tração em 2025 e, c...

Blog
Lei que obriga condomínios a permitirem recarga de carro elétrico é...

A expansão da mobilidade elétrica no Brasil vem provocando mudanças releva...

Blog
Aima confirma mini carro elétrico no Brasil a partir de 2026

Conhecida no Brasil pela comercialização de motos, bicicletas e veículos a...

Blog
Fórmula E Movimenta Mais de R$ 180 Milhões em São Paulo e Abre Temp...

São Paulo mais uma vez confirmou seu protagonismo no automobilismo mundial. ...

Blog
O futuro da mobilidade: elétricos, combustão, híbridos e combustív...

A mobilidade sustentável tornou-se uma prioridade global, impulsionada por m...

Blog
Salão do Automóvel 2025: os conceitos que mais chamaram atenção

Os conceitos sempre são um dos grandes destaques do Salão do Automóvel de ...

Fique por dentro das NOVIDADES!
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber nossos conteúdos exclusivos.
©2024 Ecofortte. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital