O mercado de carros elétricos no Brasil segue em expansão, e a BYD tem lide...
O Brasil alcançou a 6ª posição no ranking mundial de geração de energia solar, após subir duas posições em 2023. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com base em informações da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), o país encerrou o ano com mais de 37 gigawatts (GW) de capacidade operacional instalada. Apenas em 2023, foram adicionados quase 12 GW, colocando o Brasil na 4ª posição global quando se considera somente a potência anual adicionada.
O crescimento expressivo do setor se refletiu também em resultados econômicos significativos. Em 2023, a arrecadação do setor fotovoltaico no Brasil chegou a R$ 5,6 bilhões, o que representa um aumento de 49% em relação ao ano anterior. Ao todo, os investimentos no setor ultrapassaram R$ 195 bilhões, contribuindo para a geração de mais de 1,2 milhão de empregos em todo o país. Atualmente, a energia solar representa 17,4% da matriz energética brasileira.
De acordo com a Absolar, a energia solar tem se tornado cada vez mais competitiva no Brasil, graças à abundância de recursos naturais e ao avanço da tecnologia. Rodrigo Sauaia, presidente da associação, destaca que o país possui um dos melhores potenciais solares do mundo, o que o torna um ator cada vez mais relevante na transição energética global e no combate às mudanças climáticas.
As perspectivas para os próximos anos são otimistas. Segundo o relatório da SolarPower Europe, o mercado solar mundial continuará em expansão até pelo menos 2028, e o Brasil deve manter-se entre os líderes globais em nova capacidade instalada. A expectativa é que o país ultrapasse a marca de 50 GW em breve, impulsionado tanto por grandes projetos quanto pelo crescimento da geração distribuída em áreas urbanas e rurais. A combinação de regulação favorável, condições climáticas ideais, interesse por economia e incentivos financeiros pode transformar o Brasil em uma referência internacional em energia solar fotovoltaica.
(Com informações da CNN Brasil)
O mercado de carros elétricos no Brasil segue em expansão, e a BYD tem lide...
Dicas valiosas para aumentar a vida útil da bateria do seu carro elétrico S...
Na última quinta-feira (10), o governo federal oficializou o decreto que def...
Em meio à popularização dos veículos elétricos no Brasil, muitos pensam ...
Segundo o Electric Vehicle Outlook 2025, relatório anual divulgado pela Bloo...
Cidades que funcionam com energia elétrica? Um novo livro lançado pela Unic...
Por muitos anos, os painéis solares convencionais dominaram o cenário das e...
A China inaugurou uma usina solar de 8,6 megawatts (MW) na província de Zhej...